quinta-feira, 12 de maio de 2011

Qual a diferença entre Engenharia Agrícola e Agronomia?



Pensando em como parar de perder tempo com pergunta besta de alguns "amigos" decidi escrever essas informações. Logo, porque com certeza muitos estudantes de Engenharia Agrícola já passaram pelo desprazer de ser parado e perguntado por algum amigo ou colega mal informado, sobre a diferença entre Engenharia Agrícola e Agronomia. (Perguntinha essa chata que na maioria das vezes prefiro fingir que não escutei). Então para muitos que ainda sente alguma dificuldade de aperfeiçoar uma resposta aqui vai algumas dicas. E fica a resposta também para os chatos de perguntas chatas.

Agronomia é um campo multidisciplinar que inclui sub-áreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que visam melhorar a prática e aumentar a compreensão da agricultura visando uma otimização para o bem da humanidade. 
É como se fosse o Arquiteto, bem longe... (como SE fosse)!


Já a Engenharia Agrícola são as técnicas e os conhecimentos empregados no gerenciamento de processos agropecuários. Ou seja o engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. É o ENGENHEIRO. 


Esses cursos preparam profissionais para DIFERENTES tarefas em um mesmo campo de atuação. O agrônomo se aprofunda em matérias das áreas de biologia e química. Enquanto o engenheiro agrícola terá formação com base em matemática e física. A Engenharia Agrícola é voltada para a parte mecânica da agricultura, como planejamento, construcão e manutenção de máquinas. Já o curso de Agronomia se volta as etapas da atividade agropecuária - do plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção.

FICA A DICA!!!


E O QUE O ENGENHEIRO AGRÍCOLA FAZ?

Construção rural

Projetar e construir estufas, silos, estábulos e outros alojamentos para animais, mantendo as condições ideais de climatização dos ambientes.

Eletrificação rural

Instalar em propriedades rurais fontes de energia hidráulica, elétrica, solar ou geradas por biogás.

Engenharia de águas e solos

Construir açudes, barragens e sistemas de irrigação e drenagem. Combater a erosão e pesquisar técnicas de conservação do ambiente.

Extensão rural e difusão de tecnologia

Orientar produtores rurais sobre tecnologias e conhecimentos de produção segundo a capacidade produtiva da propriedade.

Mecanização agrícola

Projetar e construir equipamentos mecânicos, bem como otimizar sistemas mecanizados para todas as etapas da produção agropecuária. Prestar assistência técnica aos agricultores.

Planejamento agropecuário

Organizar e gerenciar negócios agropecuários. Fazer previsão de safras e propor métodos para gestão dos recursos naturais.

Tecnologia pós-colheita

Determinar a embalagem, o armazenamento, o transporte e o beneficiamento das safras.

Resumindo:
O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. Trabalha no projeto de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupa da mecanização agrícola e da eletrificação rural. Há boas oportunidades nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalhar em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos. Atua em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto.



58 comentários:

  1. Então o eng agricola cria meios para o agricultor utiliza-los. (tou certa?)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. vc precisa ser mais humilde, pois suas palavras provam q vc ñ merece trabalhar com seres q falam,respiram, sentem.... a terra e tudo q há nela merece respeito e vc como uma estudante de m.... precisa saber respeitar os seres. e ñ os chamar de BESTA.

      Excluir
    2. concordo com vc Anônimo...essa Janiny parece-me que está descompensada.....as pessoas inteligentes são sempre as mais ponderadas, serenas e bem educadas, além de nunca menosprezar quem quer que seja e sempre, digo sempre não querer se aparecer com relação a títulos......#ficaadicaJaniny

      Excluir
    3. Engenheiros agrônomos são formados em cursos de Engenharia Agronômica, assim como engenheiros florestais em cursos de Engenharia Florestal, engenheiros agrícolas em cursos de Engenharia Agrícola, engenheiros de pesca em cursos de Engenharia de Pesca. Agronomia é o conjunto de ciências e princípios que regem a prática da agricultura.

      Agricultura é a arte e a ciência de produzir animais e vegetais úteis ao homem, respeitando o ambiente (recursos naturais) e as pessoas. Agronomia também pode ser entendida como sinônimo de ciências agrárias. Com este significado, Agronomia envolve as Engenharias Agronômica, Florestal, Agrícola e de Pesca/de Aquicultura. É com este entendimento que o sistema CONFEA/CREAs emprega o termo: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Na Agronomia estão contempladas todas as engenharias das agrárias. As suas Câmaras Especializadas de Agronomia incluem todas as engenharias citadas. As ciências agrárias ainda incluem medicina veterinária, zootecnia e ciência dos alimentos.

      Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/08/opiniao-engenharia-agronomica-ou-agronomia-engenharia-agronomica.html

      Excluir
  3. Você é muito esnobe, pois o agronomo é tão importante.... Vai se fuder sua merdinha

    ResponderExcluir
  4. Gostei Janiny!! Dá uma ideia do que nós somos...

    ResponderExcluir
  5. Esse cara aí de cima parece sofrer do tal complexo de inferioridade... a moça só explicitou as diferenças, detalhando o campo de atuação do engenheiro agrícola.

    ResponderExcluir
  6. gostei, isso nos valoriza bastante Janiny. Deus te abençoe e Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. O Engenheiro agrícola é mesmo mais fodástico que o Agrônomo... Sei nem pq agrônomo é chamado de engenheiro, já que só entende de plantinha...Huauhauahu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e e tudo profissao e uns ficam querendo ser superiores a outros esses retardados Pois eu prefiro engenharia Agronoma

      Excluir
    2. Realmente, entendemos de plantinhas e de tudo o que vc come. O agrícola é um ramo da Engenharia Agronômica e não ao contrário, seo esperto.

      Excluir
    3. Ricardo Cunha. É o mesmo mais 'fodastico' porra nenhuma, deixa de ser arrombado e baixa essa bola, que adianta o engenheiro agrícola produzir as máquinas e equipamentos importantes, se ele não sabe lidar com as plantas? Precisa da ajuda do É.Agrônomo? Uma mão lavada, lava a outra, as profissões são assim, uma contribui com a outra, nenhuma e superior a nenhuma, todas são importantes.

      Excluir
  8. Trabalham com as mesmas coisas e so lembrando as materias sao as mesmas,VOCE E UM ENHEIRO ENTAO PARABENS PELO SEU TITULO ESPERO QUE PROFISSIONAIS COMO VOCE SABIAM REALMENTE ADMINISTRAR PRODUÇAO AGRICULAS COMO VOCE MESMO DISSE !

    ResponderExcluir
  9. Creio que não! Depende da universidade que pretende cursar engenharia agrícola Erik! Boa sorte você vai adorar! Sou Engenheira Agrícola!

    ResponderExcluir
  10. Por que a pergunta sobre a diferença entre agronomia e engª agrícola é besta?? Na minha época, ambos eram engenheiros(as)- engenheiro agrônomo e engenheiro agrícola. As pessoas não são obrigadas a saber tudo e buscam o conhecimento.....só isso!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bonito as palavras que eu sempre escutei dos alunos da engenharia agrícola, que são engenheiros e nos agrônomos e bla bla bla, mas para ai na universidade, pois a vida real que é a vida profissional é diferente, pois a engenharia agrícola é um sub curso retirado da agronomia, um profissional limitado, que só usa a parte da engenharia, onde o ENGENHEIRO AGRÔNOMO no campo realiza todas as atividades tanto da engenharia como a de produção no campo, gerencia uma usina de cana de açúcar enquanto vocês no máximo coordenam a oficina da usina, onde até agora eu com mais de 16 anos como ENGENHEIRO AGRÔNOMO de Usina de Cana de Açúcar não vi nenhum engenheiro agrícola, pois o campo de trabalho e pequeno. Que eu saiba o nome do curso é Agronomia, mas o profissional recebe o titulo de Engenheiro Agrônomo, e aqui no nordeste, eu ainda não encontrei nenhum engenheiro agrícola trabalhando em nenhuma empresa privada na área agrícola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh isso ae.... sou engenheira agrônoma e me orgulho do que faço... e vc antes de se amostrar tanto com seu titulo de "ENGENHEIRO" vai estudar cara pq titulo nao quer dizer qualidade nao!!!!

      Excluir
    2. Na hora que o motor de uma máquina der pau, chame um agrônomo (não é engenheiro agrônomo, afinal engenheiros "engenham", agrônomos não fazem isso.), quero ver o que ele pode fazer pela máquina....

      Excluir
  12. Outro problema para vocês engenheiros agrícolas, não são habilitados para assinar o receituário agronômico e perdendo emprego em fabricas e revendas agropecuárias, pelo fato de só ver cadeiras de engenharia, ficam limitados para assistência técnica para pequenos produtores, pois não viram nada de plantas nem produção e nem zootecnia, enquanto os ENGENHEIROS AGRÔNOMOS estudam plantas, solo, água, produção, pragas, doenças, herbicidas, zootecnia e cadeiras de engenharia(irrigação, drenagem, maquinas agrícolas, mecânica de motores, Eletrificação rural e construções rurais como barragens e edificações rurais de até 2 andares) mais cadeiras eletivas de construções de silos e construções de estufas. Então o que vocês constroem nos também construimos e assinamos, mas o que nos assinamos vocês não assinam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BHAAA TCHE, tirou as palavras da minha boca... isso ai

      Excluir
    2. Você disse tudo. Parabéns!! Orgulho de ser engº agrônomo também...

      Excluir
    3. Minha família tem uma revenda e estudo Eng. Civil (tudo a ver). Lá, há um Eng. Caneteiro, que deixa os receituários assinados, ganhando pra assinar e comissão sobre as vendas que efetua. Há também um produtor rural, formado em administração que é um excelente vendedor, ganhando muito mais que o Eng. Caneteiro. Há ainda técnicos agrícolas que vendem muito, e que ganham ótimas comissões, não raro maiores que dos agrônomos. Portanto, essa de que título é sinal de maiores ganhos não é regra.
      Em tempo: Qual a diferença entre Agrônomo e Eng. Agrônomo?

      Excluir
    4. Moro no Rio de Janeiro e aqui tem um monte de traficante que não tem nem o primeiro grau e ganha muito mais dinheiro do que o engenheiro, o técnico e o administrador junto!! Então se o objetivo é só ganhar dinheiro, nem precisa de título!! Agora se o objetivo é a felicidade e a satisfação pessoal não precisa dessa BABAQUICE de título disso ou daquilo, até porquê título não é sinônimo de competência!!!! Trabalhei em um hospital que foi projetado por um "ENGENHEIRO" que tinha tantos erros de projetos que parecia ter sido projetado por uma criança do pré-escolar que ainda não aprendeu direito a somar e multiplicar, pois a metragem dos cômodos não comportavam a metragem dos objetos, e olha que a metragem dos objetos constavam na planta que ele fez!!! Era só fazer umas continhas para ver que aquilo não ia dar certo!!! Se eu que sou graduada na área de saúde vi isso, como ele não viu??? Deixamos de abrir diversos setores do hospital por falta de funcionalidade dos cômodos.

      Excluir
    5. cadeiras de engenharia(irrigação, drenagem, maquinas agrícolas, mecânica de motores, Eletrificação rural e construções rurais como barragens e edificações rurais de até 2 andares)

      essas são disciplinas de engenharia civil. atente-se que não existe apenas engenharia civil, tem a química, a elétrica, a mecânica, etc. o curso de engenharia agrícola é mais parecido com a mecânica enquanto a engenharia agronômica, que é uma das modalidades da engenharia, foca mais no manejo e exploração de recursos naturais.

      Excluir
  13. CALMA GALERA GUARDEM AS FACAS PATRIKES.
    O QUE VALE MESMO É QUE TODO BOM PROFISSIONAL TEM SEU ESPAÇO GARANTIDO EM QUALQUER ÁREA.


    SAMUEL VESTIBULANDO.

    ResponderExcluir
  14. achei isso aqui atraves de sites de busca, estava esperando em me informar mais sobre a diferença entre engenharia agricola e agronomica e tudo que eu encontrei foi uma IMBECIL super arrogante que acha que o mundo inteiro é obrigado a saber diferenciar as duas coisas.

    Ao invés de se frustrar, porque nao ensina o leigo? Não é esse o papel da faculdade, perpetuar o conhecimento?

    Vai toma no cu arrogante de merda

    ResponderExcluir
  15. sou estudante quase formado em engenharia agricola e digo, era melhor ter feito agronomia, pois no fim o mercado pra eles na agricultura sempre é melhor, e querendo ou nao botam eles pra executar a mesmas coisas que o eng agricola faz.

    vc se mata de estudar fisica, eletrificação rural, maquinização e outras na agricola, pra no fim o agronomo nem estudar isso e ter seu emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que o Eng. Agrônomo não estuda física, cálculo, máquinas agrícolas, eletrificação e construções rurais, irrigação, topografia, estatística, etc,etc,etc. Vem estudar agronomia meu amigo, em uma faculdade que tem uma boa grade e veja como é.

      Excluir
  16. uma arrogante dessa nem de merda posso chamar, pois as merdas servem de substrato. vc precisa ser mais humilde com suas atitudes, pois o papel do que tem a informação é repassar aos leigos, q por sinal ñ fazem pergunta "besta" mas sim perguntam o q ñ sabem. arrogante. por isso q se forma e ñ arruma nada.

    ResponderExcluir
  17. Acho que uma "discussão" sobre áreas e atribuições profissionais não resolve isso! Quero ser engenheiro agrícola, e sei que um precisa do outro...

    Cadê os profissionais que respeitam os outros...

    Pagar anuidade do CREA do outro ninguém quer, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  18. Acho que vc não passa de uma ignorante que não tem base para ideias próprias, que gosta de copiar textos bonitinhos da internet sem ao menos entender o que dizem e formar suas próprias ideias! Se vc tivesse um pingo de destreza nas ideias não teria feito um paragrafo inicial tão ridículo, mesquinho, uma colagem colagem tão crua de material dos outros! Entra em contato pra gente bater um papo "besta"!

    ResponderExcluir
  19. Tudo engenharia de bosta. Engenharia de verdade é mecânica, elétrica, química e civil. O resto é subespecialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc nem é formado! Deixa um contato seu, idiota! Quero saber se foi tua mãe que fez td o planejamento e toda a pratica produtiva e depois levou os alimentos para os supermercados!? Ou vc acha que o civil, químico, elétrico e mecânico sabe fazer isso? Vc sabe, pelo menos, o que quer dizer engenharia? ¬¬

      Excluir
    2. Aqui na minha faculdade tem muito engenheiro agrícola formado fazendo agronomia, não preciso dizer mais nada!

      Excluir
    3. amigo, você sabe o que significa a palavra engenharia? sabe o que diferencia um engenheiro de um técnico de nível médio e de um cientista? não, não sabe, senão não faria um comentário leigo como esse.

      Excluir
  20. Acho que essa moça esnobe nem tem noção do que fala, temos que dar um desconto a ela, afinal comparar a engenharia que é a mais importante com sua subárea, ou até mesmo com arquitetura, ja diz isso. Além disso a pergunta que não cala é: sendo a agropecuária o coração da economia desse país, qual profissional tem papel primordial?
    O que importa é que conhecer "terra e plantinhas" é o que põe comida na mesa das pessoas
    e ninguém faz nada sozinho, nem mesmo engenheiros

    ResponderExcluir
  21. A resolução 1010 resolveu os problemas dos engenheiros agrícolas. Agora, agrônomos não podem executar projetos de engenharia pois não fizeram as disciplinas pertinentes. Por exemplo, barragens, obras rurais (a não ser casinhas só de tijolos ou pau-a-pique, mas se tiver estrutura, necas de pitibiribas). Até estudos hidrológicos ficaram difíceis. O profissional tem que provar que fez hidrologia mostrando as ementas. Engenheiro agrícola não precisa disso. Assim, não basta ter feito construções rurais, tem que ter feito resistência dos materiais, mecânica dos solos, etc.

    O CREA tem esse "A" por causa da arquitetura e da agronomia. Qdo é que os agrônomos vão entender isso? O corporativismo da engenharia civil forçou a saída da arquitetura. Qdo vamos nos unir pra expulsar os agrônomos?

    O MEC tem uma resolução que determina a convergência de denominações, pra acabar com essa mistureba de nomes, tipo engenharia agrícola e ambiental, que foi feita pra tentar salvar os engenheiros agrícolas dos agrônomos. Pra que isso. Somos ENGENHEIROS agrícolas, e eles, agrônomos. Sem mimimi.

    Rola no congresso um projeto de lei pra impedir agrônomos de invadir a área dos zootecnistas. Eu recomendo que quem tá de saco cheio de ouvir agrônomo se apresentar como engenheiro, assine uma petição a favor dessa PL. É muito pedantismo um cara que mal sabe regra de três tirar onda de engenheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que besteira amigo. médico não é engenheiro, físico não é engenheiro, matemático, químico, administrador, advogado, e por aí vai. ser engenheiro não é ser superior a nenhuma outra profissão. todas tem suas especialidades e benefícios. tem muitos engenheiros desempregados, assim como, tem muitos cientistas, advogados, enfermeiros, entre outros profissionais que estão fora do mercado de trabalho, talvez a única exceção são os médicos. que tal parar com essa briguinha de criança mimada e crescer, começando a respeitar os seus colegas profissionais. um bom engenheiro respeita.

      Excluir
  22. Hoje, o engenheiro agrícola é bem mais requisitado. Agrônomo sem pós-graduação só consegue emprego de vendedor ou gerente de fazenda. O que não é tão ruim pq ganha bem.

    Mas, hj em dia, bem diferente de qdo me formei. tem muito engenheiro agrícola se dando bem como empresário. Não vejo isso na agronomia.

    ResponderExcluir
  23. Ah. Agrônomo concorre com técnicos agrícolas e zootecnistas. Engenheiro agrícola, com engenheiros civis, ambientais, arquitetos.

    Então, esqueçam essa trocação de tapas e desprezem esses falsos engenheiros. Qdo encontrar um agrônomo competente, que se intitula AGRÔNOMO, tire o chapéu pra ele, pq precisamos deles. Agora, qdo aparecer um tirando onda de engenheiro, desprezem, pq deve ser incompetente mesmo como agrônomo, pois nem sabe o que é engenharia.

    Se vc for empresário e estiver procurando empregado e encontrar um engenheiro de araque desses, faça uma provinha com regras de três, álgebra (não álgebra linear, mas aquela que faz fatoração, tipo (a-b)²=(a+b)(a-b) - explicação pros agrônomos que estiverem lendo), coloque uma ou duas questões de física. Pergunte a diferença entre tensão e corrente (a maioria diz que é a mesma coisa), o que é momento de inércia e pra que serve, etc.

    Aí vc vai ver a incompetência em engenharia deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada engenheiro aprende o calculo suficiente a sua profissao, ou vai me dizer que sabe tanto a matematica quanto um engenheiro espacial, de petroleo ou um engenheiro eletricista? kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  24. O que tá salvando agrônomo autônomo é o CAR. Licenciamento ambiental tb, mas precisa de m engenheiro pra desenhar e calcular. Engenheiro agrícola pode fazer isso, mas nessa área, sempre precisa de um engenheiro florestal, biólogo, até agrônomos.

    O que é inaceitável é um cara fazer um curso de 5 anos e pegar atribuição de outras 5 profissões.

    É revoltante. CHEGA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è inaceitavel fazer um curso de 5 anos e pegar atribuição de outra profissao:

      RESOLUÇÃO Nº 256, DE 27 MAIO 1978

      Art. 3º - Os engenheiros agrícolas integrarão o grupo ou categoria da agronomia na modalidade agronomia, prevista no artigo 6º da Resolução nº 232 e artigo 14 da Resolução 159, do CONFEA.

      Excluir
  25. Se um agrônomo souber o que é engenharia, vai ter vergonha de dizer que é engenheiro. Conheço ótimos agrônomos que concordam com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi comentários tão cheio de ódio quantos os seus, fiquei espantada com tamanha falta de eficiência e eficácia em argumentos para defender a sua profissão. Não deveria nem mesmo opinar em profissão de outros, já que não conhece o básico que regulamenta a sua.

      Excluir
  26. Janiny deixa de ser TOSCA!!!!!! Sevc acha que é mais engenheira pq é engenheira agricola e não engenheira agronoma só pelo fato de ter algumas disciplinas diferenciadas da grade vc está completamente equivocada. Nunca vi texto mais tosco que o seu. Muito anti profissional da sua parte realizar comparações. Cada um com a sua profissão e todas vão bem obrigado. Dizer que um engenheiro agronomo é bem de longe um arquiteto é de uma mediocridade sem fim. Mas se prefere continuar neste raciocinio infame digo a vc que tambem se aponderou inapropriadamente do titulo de engenheira comparando-a com os engenheiros de petroleo, os engenheiros eletricistas, os engenheiros mecanicos e tantos outros que estao a mil anos luz a sua frente quando se trata de calculo.

    ResponderExcluir
  27. A Agronomia envolve bem mais técnicas especializadas do que o engenheiro agrícola. Ambas as profissões são de suma importância para o meio agrícola ,porém , a engenharia agronomica se destaca de longe como sendo a melhor área de atuação. Sendo assim proporciona mais vagas de empregos e uma ampla forma de se ingressar no mercado de trabalho .Por ano no Brasil são mais de 70 mil vagas disponibilizadas para engenheiro agrônomo enquanto que na área da engenharia agrícola são apenas 3 mil , espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  28. Acho que o senhor Marcos Belo está com uma dose de recalque.

    Tenho alguns apontamentos:

    1. O senhor deveria se dar ao trabalho de pesquisar no Google as grades de engenharia agronômica, ou agronomia; Pois tenho certeza que não dedicou 5 minutos do seu tempo antes de digitar estas asneiras.

    2. Quem define isso é o CREA, e ele está pouco se importando com o seu recalque sem fundamentos, pois na Federal do Amazonas, Pará, UFRRJ, que são as que conheço, existem as disciplinas citadas pelo senhor, na grade.

    3. Sim, a moça foi infeliz no post dela.

    4. Sugiro que dê uma lida em sites de algumas universidades da Europa, e me diga: Aonde existe "jogada" para ganharmos o título de engenheiro? Acabe com a sua ilusão, a Engenharia Agronômica (Agronomia) está, e sempre foi muito bem representada pelos nossos Engenheiros Agrônomos.
    http://ensaia.univ-lorraine.fr/en/content/agronomy-engineer
    http://www.usc.es/masteres/en/masters/engineering-architecture/agronomic-engineering
    (espero que tenha tido ao menos inglês instrumental na sua faculdade);

    5. Existe uma proporcionalidade de disciplinas, salientada nas resoluções do CREA, para que se haja a denominação Engenheiro.

    Sugiro que leia mais, chorar na internet não resolve os problemas. E, o mercado pouco se importa também, com o seu choro.

    No mais, tenha sabedoria ao falar de uma categoria de engenheiros que sustentam o setor primário deste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. besteira esse negócio de nomenclatura. engenharia vai muito além de cálculos. não são os cálculos por si só que define um curso de engenharia. engenheiro ambiental, por exemplo, não pode assinar projetos de saneamento, só quem pode fazer isso são os engenheiros sanitários ou os civis. no entanto, o curso é de engenharia. eu prefiro gabar muito mais um doutro em matemática ou um físico do que um engenheiro. os matemáticos estudam muito mais cálculos e fazem bem mais especializações. o nome é engenharia agronômica, é uma modalidade de engenharia porque modela, modifica o meio, cria estruturas exatas, modifica o meio ambiente, cria projetos dimensionais em grande escala. engenheiros fazem reprodução e controle de produtos em grande quantidade, característica que os diferencia de outras profissões ligadas às tecnologias ou às ciências. o conceito de engenharia vai muito além de calcular e projetar.

      Excluir
  29. eras mano e muito chato ser comparado temos que difundir nossa eng.agrícola,gostei da sua explanação vou falar o mesmo quando perguntarem isso.

    ResponderExcluir
  30. eras mano e muito chato ser comparado temos que difundir nossa eng.agrícola,gostei da sua explanação vou falar o mesmo quando perguntarem isso.

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite a todos,
    Por favor gostariam que me ajudassem na minha dúvida. Quero estudar agronomia e achei que fosse uma só área, mas pelo que tenho pesquisado ora dizem que agronômo e engenheiro agrônomo são áreas diferentes, ora dizem que são apenas termos diferentes mas que a grade de estudo e a própria área são as mesmas. Tenho visto cursos superiores de agronomia, mas que dá o título de engenharia agronômica, e estou ficando cada vez mais confuso… Enfim são duas áreas diferentes ou iguais? Quero dizer, como diferenciar quando um curso superior é de agronomia ou engenharia agronômica? Se são duas áreas diferentes, a grade do primeiro possui mais matérias em biológicas e o segundo com maior peso em exatas? ? Por favor, se puderem me esclarecer com essa dúvida iria me ajudar bastante!!

    ResponderExcluir
  32. Eu fazia AGRONOMIA, era o único curso fora do campus de exatas com nome de Engenharia, quando passei em Engenharia Agrícola e Ambiental descobri o por que AGRONOMIA não é engenharia, para você projetar e implementar você precisa de resistência dos materiais, estática, fenômenos dos transportes, e outras disciplinas que toda engenharia tem. Percebi que não fazia engenharia que sempre foi meu sonho, por sofrer com os alunos de exatas tirando onda da mina cara, que eu não podia assinar nem casinha de cachorro por que não tenho disciplinas de estruturas de aço, madeira e concreto para assinar mudei para Engenharia Agrícola e Ambiental, ganhei o respeito de um verdadeiro engenheiro, pago elementos de maquinas com Eng Mecânica, Estruturas de concreto armado com Eng Civil, instalações elétricas prediais e etc. Muito feliz pela minha escolha, e mais feliz de saber que dos formados da minha universidade 89% estão empregados e a maioria na área de ENGENHARIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá certo. se você só almejava adquirir status, beleza, quem somos nós para te criticar. eu prefiro ser um gestor ou até mesmo um técnico fazendo o que eu gosto a ter que cursar uma área só para ganhar respeito.

      boa sorte, senhor engenheiro.

      Excluir
  33. Que vergonha esse debate estúpido!!! Estou a procura de material para esclarecer minhas dúvidas e encontro o ego a frente de uma colaboração mútua para melhorar nossas profissões e nosso Brasil. Por vcs arrogantes q temos o governo que temos, pensando no seu próprio umbigo ao invéz do melhor para nação.
    Acho que estou certo em fazer Ciências Agrícolas pois me identifico mais com a interação com animais e plantas que o status que os engenheiros procuram. Obrigado aos que agregaram e que passem fome os porcos fardados!!

    ResponderExcluir
  34. Top 5 Titanium Cost Games - Tioga Springs, CA - iTanium-Arts
    This is how our best friends used mokume gane titanium to work together. This has helped titanium blue me gain a strong connection to the group that remmington titanium have worked together ceramic vs titanium curling iron for over 40 oakley titanium sunglasses years.

    ResponderExcluir