segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Avião movido a hidrogênio


Interessante!!!

Ainda neste mês o mundo verá o vôo de estréia do avião Antares, o primeiro movido a hidrogênio. Sua propulsão é feita por meio da tecnologia de célula de combustível.

Com uma mecânica similar à dos carros a hidrogênio, o Antares tem um motor elétrico, um tanque de hidrogênio em estado gasoso e a chamada célula de combustível, em vez de um motor de combustão. Abastecida de gás, essa célula produz energia elétrica e libera água em vez de gases poluentes.

O Antares foi projetado no Centro Aeroespacial da Alemanha. Foi a partir desse avião experimental que a mesma instituição projetou o Airbus A320 Atra -- um jato comercial dotado de sistema auxiliar de energia abastecido de hidrogênio que já voou em testes

Fazendo em casa o próprio combustível


A britânica ITM Power aposta que o hidrogênio será o combustível do futuro. Mas, em vez de ser distribuído por uma nova e cara infra-estrutura de tubos e tanques de armazenamento, o gás seria feito em casa, utilizando água, eletricidade e tecnologia fornecida pela própria empresa.

Há alguns anos o hidrogênio predominava nas tentativas de substituir o motor a gasolina. As células combustíveis, que misturam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade e água, já foram as meninas dos olhos do mundo tecnológico. Hoje, porém, as baterias de lithium-ion são as favoritas. Neste cenário, a ITM Power conseguiu desenvolver um dispositivo barato para que os donos de carros possam produzir o gás em casa, resolvendo o problema da falta de postos de abastecimento de hidrogênio.

Não se sabe o que o futuro reserva para o hidrogênio enquanto alternativa à gasolina, mas a empresa já assinou contrato com a marinha dos EUA para desenvolver células combustíveis para mini-submarinos não tripulados, e está trabalhando com a Boeing no projeto de uma estação de reabastecimento de aviões também não tripulados movidos a células combustíveis.