terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cientistas descobrem bolhas de energia gigantes no centro da galáxia

Mistério?

      A descoberta de duas bolhas de energia de procedência desconhecida no centro da Via Láctea vem intrigando cientistas. As bolhas, que emanam raios-gama, se estendem, juntas, por 50 mil anos-luz, e contêm uma energia equivalente a 100 mil explosões de supernovas.

      Apesar de não saberem a origem das bolhas, os cientistas têm algumas teorias. Uma delas é que elas são alimentadas por uma onda de nascimentos e mortes de estrelas no centro da galáxia. Outras provas sugerem que elas podem estar ligadas ao gigantesco buraco-negro no meio da Via Láctea.

“E nós achávamos que sabíamos muito sobre nossa própria galáxia”, declarou David Spergel, astrofísico da universidade de Princeton.

      Os pesquisadores, contudo, já destacam a possibilidade de se tratar de “matéria negra”, que cientistas acreditam compor um quarto do universo. Segundo teorias, as colisões de partículas de matéria negra poderiam produzir raios gama, mas a “aura” formada, ao contrário da das bolhas, seria difusa.

“A matéria negra existe há bilhões de anos”, explicou Doug Finkbeiner, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian Center em Cambridge (EUA), líder do grupo que descobriu as bolhas. “Se algo está acontecendo há bilhões de anos, não deve ter bordas nítidas.”

      Finkbeiner e os outros cientistas, contudo, defendem que a descoberta não significa que não haja matéria negra no centro da Via Láctea, mas apenas que ela é mais difícil de ser vista.


 FONTE: site OPINIÃO E NOTICIA

    
Comentando:

      Interessante como a cada dia, novas descobertas surgem, e em meio a tudo isso percebemos que sabemos muito pouco de nossa galáxia, e que se depender dos novos cientistas muita coisa será estudada, o que pode parecer pouco pra uns, para outros é mais que uma descoberta.
     Contudo, estamos todos na maior confusão, não existe consenso sobre questões conceituais e nem sequer sobre interpretações dos dados fornecidos pela nova geração. A impressão que se tem é que o Universo está sendo descoberto. E toda opinião científica não passa de meras suposições, fofocas interplanetárias, maledicências e preconceitos em que se misturam a ignorância com a superstição. O Universo é um solene enigma...