quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entre o modismo e a consciência verde

O ecologicamente correto radicalizou a preferência pelo consumo de produtos reciclados. São produtos mais caros e muitas das vezes fabricados sem qualquer fiscalização. Por Layse Ventura.


    Sustentabilidade virou moda. Agora somos quase que forçados a consumir alimentos orgânicos, ter uma sacola “ecobag”, separar o lixo e economizar a água. Muitas destas atitudes vão mudar nossos costumes (ainda bem!), enquanto outras serão esquecidas por não serem tão sustentáveis assim, mas apenas modismo.

    O ecologicamente correto radicalizou a preferência pelo consumo de produtos reciclados, como sandálias de pneu, mochilas de lona, roupas feitas com fibras de garrafas pet e cadernos com folhas recicladas. São produtos mais caros, muitas das vezes fabricados sem qualquer fiscalização e igualmente descartáveis.

    Mas que atitudes são essas que irão definir se você preza pelo meio ambiente? Será que basta economizar água e trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes para nos considerarmos verdes?

    Nos próximos dias mostraremos aqui reflexões, dados e hábitos que têm mudado o jeito de nos relacionarmos com as pessoas e com o próprio meio ambiente. O termo “aquecimento global” não advém do imponderável. Trata-se de uma consequência dos nossos próprios atos.

    Conheça o panorama mundial sobre a água potável e o saneamento básico, viaje pelo mundo por meio das construções sustentáveis, informe-se sobre as condições do lixo e saiba o que as pessoas estão fazendo para melhorar nossas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário